sábado, 3 de setembro de 2011

0

A questão do preço no mercado de luxo


O que seria luxo?
Há muitas definições possíveis. E, provavelmente, todas aquelas que lhe vierem à cabeça valem.


Mas gostaria de acrescentar algumas, de minha própria percepção. Luxo, em muitas situações, é inteligência. Em outras, é eficiência. Luxo pode ser uma brisa suave em uma praia deserta. Um copo de água gelada no deserto. Um ar-condicionado digital em meio ao verão tropical. Ou, ainda, marcas famosas, carrões, iates, mansões. Depende da referência.

Agora o luxo também esta intimamente ligado à marca. Portanto, a marca de luxo também é considerada um item de luxo que muitos ostentam possuir. O luxo se traduz em uma produção muito limitada com preços extremamente elevados e reservado para uma clientela exclusiva.

A questão do preço no mercado de luxo pode ser visto como a estratégia principal de marketing para uma marca de luxo. Quanto maior o preço menor a demanda? Pode até ser, porém a rentabilidade que o produto traz e a sua imagem faz os custos de comunicação serem reduzidos.

Alguém já duvidou da qualidade de um Mont Blanc, um Chanel, Giorgio Armani e etc? Acho que a resposta é não e em relação ao preço sabemos que o preço do mesmo é alto.


Se a rentabilidade é alta, fazer um produto de qualidade um pouco inferior com o preço baixo é 
uma grande sacada de marketing? Para o mercado de luxo NÃO.


Existem muitos casos famosos onde a marca de luxo perdeu grande notoriedade por estratégias de preços acessíveis.

Podemos ter como exemplo a marca Audi. Sempre tive um sonho de possuir um Audi, porém de meses para cá estou vendo diversos outros carros que me despertaram outros interesses e comecei a questionar onde que foi parar a Audi, porque não ocupava mais os holofotes.

A meses atrás foi lançado o Audi A1, um carro compacto de qualidade Audi porém com um preço acessível, pela primeira vez o produto chegou ao Brasil por um valor menor de 100 mil reais, desvalorizando completamente a marca.


Conhecendo o consumidor brasileiro, o consumidor desta classe que podemos chamar de Premium nunca gostaria de ver o produto que utiliza com classes inferiores. Então estes consumidores preferiram comprar outros carros de luxo e começaram a preterir a Audi por ter se tornado uma marca "popular".



Este erro de estratégia não foi benéfico para a Audi no Brasil que teve que mudar o planejamento, se "esconder" do mercado para voltar com um novo produto e certamente este terá um preço elevadíssimo, para tentar devolver o valor da marca no mercado de luxo.

Entre todas as estratégias do mix de marketing, pode ter certeza que a estratégia de preço é referência em todas as marcas presentes no mercado de luxo.

Abraços a todos,

@Tony_BriefMkt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...