domingo, 23 de outubro de 2011

0

Tenho uma empresa pequena, preciso investir em Marketing?



Sim. Segundo o Sebrae 60% das empresas fecham a porta até o segundo ano de existência. O motivo? Falta de  conhecimento administrativo, planejamento e marketing.

Muitos consideram o Marketing como propaganda e não investem o necessário para criar uma marca reconhecida no mercado. Vejo um número grande de empresas sem qualquer identidade definida, atirando para todos os lados e nunca acertando no target certo.

Como competir com um gigante do segmento? Como conseguir a parcela necessária de market share para conseguir a sobrevivência? A resposta pode vir com o uso adequado de ferramentas de Marketing aliado a uma competência administrativa. O empreendedor tem que fazer pesquisas e conhecer o mercado em que atuará, porque caso contrário é bom nem tentar fazer aventuras.

Com a empresa de pequeno porte já estabelecida e com o público-alvo definido o investimento deve ser no bom atendimento, ou seja, mesmo que tenha que vender mais caro que o concorrente mais mostre valor no seu atendimento, geralmente grandes empresas pecam pelo sentido, então esse deve ser seu diferencial.

Invista em redes sociais, cada vez mais as pessoas compram e discutem marcas e produtos pela rede e as empresas que ficarem de fora desse movimento perdem novos consumidores. Além disso, através das redes sociais é possível ouvir os clientes, encontrar pontos a melhorar e fazer mudanças no negócio seguindo a demanda de quem compra, fora que comparado com outras mídias, esta é mais barata porém deve ser bem trabalhada para surtir o efeito adequado.

Outro ponto importante é fazer parcerias com as empresas do seu meio de atuação, principalmente com os veículos que divulgam as notícias do setor, como revistas, sites e jornais. A empresa é nova e precisa de reconhecimento, portanto, conquistar seus contatos é premissa para trocas eficientes. Ter um bom relacionamento com aliados facilita que o nome de sua empresa possa ser disseminado por estas parcerias de forma interessante para o seu negócio.

E lembre-se, investir em marketing não é apostar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...