quinta-feira, 20 de outubro de 2011

0

Para que serve a Estratégia?


"Estratégia competitiva são ações ofensivas ou defensivas para criar uma posição defensável numa indústria, para enfrentar com sucesso as forças competitivas e assim obter um retorno maior sobre o investimento." Porter (1980)




Após essa marcante frase de Michael Porter e o vídeo a respeito do jogo de damas acredito ter deixado claro o quão importante o conceito de estratégia é para a vida empresarial atualmente, hoje em dia, aquele que não sabe usar as devidas estratégias para conseguir seus objetivos com toda certeza fracassam no meio do caminho.

Estratégia é o caminho usado para aquele que faz acontecer, ter estratégia é conhecer o campo em que esta, planejar uma forma de driblar a concorrência e obter o resultado desejado.

Se não fosse a estratégia talvez hoje não teríamos avançado tanto e talvez não existisse conceitos de Marketing, Branding e etc. Todo problema/obstáculo depende de uma estratégia para conseguir ser quebrado, e grandes problemas precisam de grandes estratégias para serem solucionados, surgindo assim a inovação.


Um dos conceitos de estratégia que mais admiro é os 5 P's da estratégia elaborado por Mintzberg (1987):

Estratégia como Plan (plano): forma de ganhar um jogo com regras pré-estabelecidas, através de um processo formal, com forte carácter analítico e de certa maneira determinístico. Nesta vertente da estratégia podem enquadrar-se a Escola do Planeamento e a Escola de Design, entre outras;

Estratégia como Pattern (padrão): consistência de comportamentos, jogo entre actores internos e externos, processo de aprendizagem, incrementalismo e construtivismo, modelo de adaptação evolutiva. Nesta vertente da estratégia enquadram-se a Escola de Recursos e a Escola do Poder, entre outras;

Estratégia como Position (posição): ajustamento entre o exterior e o interior da empresa, definindo o que se deve fazer e o que não se deve fazer. Aqui, enquadram-se a Escola do Posicionamento e Escola do Planeamento.

Estratégia como Perspective (perspectiva): modo próprio da empresa ver o mundo, agindo de acordo com essa visão, inbuída de um espírito colectivo. Incluem-se, nesta vertente, a Escola Empreendedora e a Escola do Conhecimento.

Estratégia como Ploy (artimanha): manobra intencional ou não intencional, modo de acção pré-determinado ou emergente. Nesta vertente podem incluir-se os graus de liberdade de que a empresa pode usufruir e as armas que detém para poder jogar o jogo da sobrevivência e sustentação, incluindo então a Escola Ambiental.


E não se esqueça, a estratégia sempre estará ligada ao resultado e em sua forma eficaz de alcança-lo.


@Tony_i9Marcas
Confira nosso novo blog - i9 Marcas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...